5 de dezembro de 2013

Carnatal 2013


 



Em 2013, o Carnatal completa 22 anos. A 1ª edição aconteceu em 1991, com apenas três blocos, no centro de Natal. Os primeiros artistas baianos a participarem do evento foram Cheiro de Amor, Netinho e a Banda Mel. Eram somente 12 camarotes e não havia arquibancadas. Com o passar dos anos, a festa se consolidou como a maior micareta do Rio Grande do Norte e uma das maiores do país.


Com o sucesso, o local onde era realizada ficou pequeno. Em 1994, o circuito foi para o Largo do Machadão, em Lagoa Nova. A estrutura da micareta de Natal já contava com 525 camarotes e 14 blocos, entre oficiais, alternativos e infantis. De acordo com a Destaque, empresa organizadora do Carnatal, mais de 50 mil foliões dançavam axé music e frevo animados por Cheiro de Amor, Asa de Águia, Netinho, Ricardo Chaves, Chiclete com Banana, Banda Mel, Morais Moreira, Ricardo Chaves, Banda Patrulha, Óvni, Xodó e Pimenta Nativa.


Alguns anos depois, em 2001, o Carnatal sofreu mudanças. A micareta passou a ter hora para terminar devido a uma determinação do Ministério Público e, por causa disso, começou mais cedo. Nesse ano, as estrelas da festa foram Asa de Águia, Chiclete com Banana, Capilé, Gil, Netinho, Banda Beijo, Cheiro de Amor, Timbalada, Pimenta N´Ativa, Harmonia do Samba, Jammil, Banda Di Maçã, Almir Rouche e Ricardo Chaves. As novidades: Ivete Sangalo, Elba Ramalho, Patchanka, As Meninas, É o Tchan. E no meio de estrelas da música no Brasil, surgiram dois artistas locais no Corredor da Folia: Sueldo Soares e Lane Cardoso, cantora revelação do Carnatal 2001.

O ano de 2004 serviu de prévia para a comemoração dos 15 anos do Carnatal, uma super festa que movimentou a cidade. Em 2005 e 2006, o Carnatal repetiu a dose e trouxe para a avenida atrações, como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Cheiro de Amor, Banda Eva e Babado Novo.

Em 2007, 2008 e 2009 o Carnatal foi palco de grandes coberturas em rede nacional de televisão. Várias emissoras destacaram equipes para fazer a cobertura e transmitir ao vivo para todo o Brasil. O brilho, a organização, a beleza da cidade e a alegria contagiante do folião do Carnatal romperam fronteiras. O mesmo aconteceu nos anos seguintes.

Em 2012, apesar do início das obras da Arena das Dunas – construída para receber os jogos da Copa do Mundo – o Carnatal se manteve no bairro de Lagoa Nova e teve a mesma dimensão dos anos anteriores. Em 2013 vieram as mudanças. Por causa das obras de mobilidade que acontecem no entorno da Arena das Dunas, a festa não pôde acontecer em Lagoa Nova. Pela primeira vez a micareta vai acontecer em uma área privada, o Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, município da região metropolitana. Essa também é a primeira vez que o Carnatal não acontece em Natal.

O número de dias de festa também foi reduzido. O Carnatal 2013 terá apenas três dias, de quinta-feira (5) a sábado (7). Apesar das mudanças, a Destaque garante que a alegria da micareta será mantida e o Carnatal 2013 será uma grande festa.

Redes Sociais

Twitter Facebook Instagram RSS Feed